Remédio para Emagrecer

A administradora Isabel Morais não abre mão da malhação diária nem do chá verde, que prepara para levar para a academia. Ela ferve dois copos de água e faz o chá, bem forte. “Ele acelera meu metabolismo. Eu me sinto com mais energia para malhar, mais disposta”, garante.

detoxA recomendação dos médicos é usar uma colher de sopa de folhas – no máximo duas – para um litro de água.

Numa loja do Recife, o chá verde é o produto mais vendido, ao lado da linhaça; mas freqüentemente o cliente que vai comprá-lo pela primeira vez se atrapalha, porque há algumas variações. “O chá branco é o que tem as folhas mais novas da mesma planta, a camelia sinesis, que dá origem ao Super Slim X

O chá verde, o mais tradicional, seria a folha logo depois. E tem o banchá, que são as folhas mais antigas – em média três anos depois que elas são colhidas”, explica a atendente Schelly Santiago.
O chá verde é vendido também pronto pra beber ou em pó, misturado a outras substâncias para mascarar o gosto amargo.

Mas a nutricionista Roberta Benedita afirma que a interação provocada pelas misturas pode tirar as propriedades benéficas do principal componente dele, as catequinas: “As catequinas reduzem a probabilidade de câncer, reduzem o radical livre – que são substâncias que provocam o envelhecimento – e também auxilia nas doenças cardíacas”, é uma verdadeira Detox Inteligente, afirma.

Já a cafeína é a responsável pelo estímulo extra que os atletas dizem sentir. Mas tudo isso pode ser prejudicial à saúde. “O chá verde, quando é consumido em excesso, pode causar a descalcificação óssea, que provoca a osteoporose.”, explica Roberta Benedito. “Pode causar também uma estimulação, então a pessoa pode ficar mais estressada”.

O ideal é tomar entre três e cinco xícaras por dia. “Algumas pesquisas mostram que quando você associa o chá com alimentação equilibrada e exercício físico, isso melhora a queima de gordura em torno de 4% durante o emagrecimento”, diz a nutricionista.