O que é a drenagem linfática

O que é Drenagem Linfática? E para que serve, quais os benefícios ela trás a saúde?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem projetada para trabalhar mais rapidamente, estimulando o sistema linfático, uma complexa rede de vasos sanguíneos que transportam fluidos para o corpo. Alguns dos principais benefícios deste método incluem redução da retenção de líquidos, ativação da circulação sanguínea, diminui consideravelmente a celulite e proporciona relaxamento do corpo.

Para entender melhor como funciona a Drenagem Linfática, é importante conhecer as estruturas que compõem este sistema, as linfá e os gânglios linfáticos.

O sistema linfático atua como um terceiro sistema de circulação, as artérias, veias venosas e as linfas que circulam pela rede linfática. Pode ser rico em proteínas, glóbulos brancos, e outra função importantíssima é eliminar bactérias, toxinas e células mortas. Sua aparência é viscosa e amarelada. As células linfáticas semelhantes a sangue sofrem alterações celulares e metabólicas e se acumulam nos vasos sanguíneos do sistema linfático e retornam ao gânglio.

Os gânglios linfáticos ou linfonodos são encontrados em todo o corpo. Eles são uma parte importante do sistema imunológico. Sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater microrganismos, infecções e outros corpos estranhos. Para eles, que a linfa coletadas dos vasos sanguíneos são encaminhadas para filtrar.

Áreas comuns onde você pode detectar os gânglios linfáticos ao tocar são:

  1. – Virilha;
  2. – Debaixo do seu braço (Axilas);
  3. – Pescoço (há uma cadeia de linfonodos nos dois lados do pescoço);
  4. -Debaixo do maxilar e o queixo;
  5. -Atrás das orelhas;
  6. – Atrás da cabeça.

Objetivo de drenagem linfática

A função da drenagem linfática é eliminar o acúmulo de linfa entre as células que pode ocorrer devido à dificuldade da célula ou ao atraso da produção linfática humana, como a absorção. Este estímulo reduz o edema e melhora a aparência da celulite, por exemplo. Este processo também pode melhorar a circulação sanguínea geral, relaxar o corpo e agir com cautela no combate às gorduras locais – porque a massagem aumenta o metabolismo.

Gordura – especialmente na forma de triglicerídeos – e vitaminas são obtidas a partir dos vasos linfáticos e entram no fígado para equilibrar o sistema de fornecimento de sangue e volume de sangue dos nutrientes. Assim, quando os linfócitos são estimulados, mais oxigênio é fornecido aos tecidos do corpo para melhorar a aparência da celulite e das gorduras localizadas.

Mas não se deixe enganar, a drenagem linfática em si não emagrece! Ela ajudará a diminuir o inchaço e reduzir a acumulação de liquido, eliminando toxinas do seu corpo. Mas, para resultados mais eficazes, você precisa prestar atenção nos seus hábitos diários e incorporar uma rotina mais saudável, como dieta equilibrada e exercícios.

Como é realizada a drenagem linfática?
Para ser eficaz, a drenagem linfática deve ser feita ao longo das linhas dos vasos linfáticos para os gânglios linfáticos. Quando feito manualmente, a pressão é aplicada à fita e o movimento é leve.

Diferentes partes do corpo exigem movimentos diferentes e sempre acabam em alguns gânglios linfáticos. As pernas se movem de cima para baixo. Da perna ao pescoço (parte de trás do joelho), da coxa à virilha. No abdômen, deve haver movimentos levando para virilha. O braço e o peito já se aplica movimentos levando para a axila.

Você pode fazer drenagem linfática em seu rosto, desta vez você pode ir para os gânglios linfáticos atrás das orelhas. Finalmente, o couro cabeludo pode ser como uma massagem. É principalmente em duas partes: a parte superior e a segunda parte do crânio.

Número de sessões necessárias para drenagem linfática
Esta massagem deve ser realizada como um tratamento, que muitas vezes precisa ser feito para obter resultados. Você pode aprender o exercício para uso diário, e fazer drenagem linfática em casa. Ou se você pode e prefere estar com um profissional, atendemos na Av. Annibale Ferrarini, 1042 – Jardim Nesita, Campina Grande do Sul – PR, 83430-000, Clinica Afrodit`s. A drenagem linfática pode ser feita de 1 a 3 vezes por semana.

A repetição periódica é importante porque ajuda a eliminar a retenção de líquidos, e quando a pessoa para a drenagem linfática é bem possível voltar com inchaços novamente em uma semana, mas isso depende da relação entre o peso e a altura, e da ingestão excessiva de sódio e se há ingestão suficiente de fibras e água.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *