Alimentos para recuperação muscular rápida

Independentemente do tipo de exercício que fazemos, os músculos do nosso corpo precisam se recuperar e isso é conseguido através de duas ferramentas fundamentais: descanso e nutrição adequada.

Para poder enfrentar uma nova sessão de atividade física é importante ingerir 0,2 a 0,4 grs de proteínas combinadas com 0,8 gramas de carboidratos por hora exercida. Por outro lado, você não deve soltar mais de 30 a 45 minutos após o treinamento sem comer, porque se passar mais tempo, é tarde demais para o corpo parar de produzir cortisol, um hormônio que causa a atrofia dos músculos.

Alimentos para recuperação muscular rápida

Deve-se notar que não há necessidade de comer em abundância, geralmente uma barra de energia ou uma banana e uma garrafa de água ou bebida isotônica é suficiente para a recuperação muscular começar. Quer conhecer um dieta que realmente funciona? Clique aqui e saiba como a dieta dos pontos pode te ajudar a perder peso enquanto ganha massa muscular.

Alimentos que ajudam na recuperação muscular

• Smoothies

Um milk-shake com leite desnatado, mel, germe de trigo e frutas vermelhas fornece uma boa quantidade de proteínas, carboidratos e antioxidantes. Por outro lado, beber muito frio ajuda a reduzir a temperatura corporal, o que reduz a inflamação dos tecidos e contribui para a recuperação.

• Macarrão

Os carboidratos são importantes para repor a energia. A porção adequada é de 1 xícara e meia de massa para ajudar na recuperação muscular.

• Pimenta

As pimentas quentes são ricas em vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B6, que é responsável pelo transporte de oxigênio para todos os tecidos do corpo.

• Turquia

Esta carne é magra e muito rica em selênio, importante para evitar fraqueza muscular e acelerar o processo de recuperação após exercício exaustivo.

• Gengibre

Esta raiz é boa para reduzir a dor após o treinamento, pois é um antiinflamatório natural

• Bananas e Côco

Esses alimentos evitam as cãibras após o exercício porque são uma excelente fonte de potássio, sódio e cálcio.

• Salmão

É ideal para pessoas que praticam esportes que precisam de resistência muscular. O ômega 3 presente na carne de salmão ajuda a reduzir a inflamação muscular pós-exercício, é também uma excelente fonte de proteína magra.

• Mel

Tem a capacidade de acalmar a dor muscular após um treino de alta intensidade. Suas propriedades anti-inflamatórias e carboidratos reconstroem as fibras musculares.

• Leite achocolatado

Para aproveitar os benefícios, você deve preparar a bebida na proporção de 4: 1 de carboidratos e proteínas.

• Abacaxi

O abacaxi fornece boas doses de vitamina C, que estimula a cura muscular e a vitamina B-6. Mas o mais importante deste fruto é a contribuição da bromelaína, uma enzima que reduz a inflamação e alivia lesões.

• Iogurte grego

É o iogurte que tem mais proteínas, cálcio e prebióticos.

• Óleo de côco

Embora seja muito rico em gorduras saturadas, também fornece ácidos graxos de cadeia média que são gorduras “boas”. Por outro lado, este óleo é digerido tão facilmente que oferece um aumento instantâneo de energia.

• Cranberries e cerejas

Eles são ricos em antioxidantes e antocianinas, responsáveis ​​pelo transporte de oxigênio para o sangue para restaurar os músculos.