A qualidade’ Da Educação Do Brasil

A ”qualidade” Da Educação Do Brasil

Marechal Deodoro é um município brasileiro do estado de Alagoas. Mesmo com as mudanças que houve na saúde mental no Brasil e com a aprovação da Lei 10.216 de 2001 nos dias atuais, parece não ser possível pensar sobre tratamento de pessoas que estejam em sofrimento psíquico sem levar em consideração hospital psiquiátrico, concordo com Melman (2002, p. 1) que hospital psiquiátrico ainda representa em quase todas as partes do planeta eixo e a base da atenção” em saúde mental, consumindo a maior parte dos recursos humanos e materiais destinados à assistência” a saúde das pessoas.

crianças falam de sua realidade e identificam os objetos que estão ao seu redor. objetivo primordial é a apreensão e a compreensão do mundo, desde que está mais próxima a criança até que lhe está mais distante, visando à comunicação, à aquisição de conhecimentos, à troca. Assim, se as atividades realizadas na pré-escola enriquecem as experiências infantis e possuem um significado para a vida das crianças, elas podem favorecer processo de desenvolvimento e aprendizagem, quer ao nível do reconhecimento e representação dos objetos e das suas vivências, quer ao nível da expressão de seus pensamentos e afetos.

Neste trabalho apresentamos uma intervenção em uma escola de 3º e 4º ciclos de aprendizagem do ensino fundamental da rede municipal da prefeitura da cidade do Recife-PE, a Escola Municipal Poeta Joaquim Cardoso.Consideramos nesse projeto, vincular Matemática e a Arte numa forma de levar os alunos e alunas a enxergar a matemática como uma realização do espírito humano com equilíbrio, harmonia beleza e delicadeza nas artes. É comum as obras de artes ter a matemática geométrica, circular ou com curvas identificadas pelo autor que fez em sua obra criatividade que envolve a matemática. Nessa intervenção, que foi realizada com alunos e professores sobre a arquitetura de Oscar Niemayer e a Matemática presente em suas obras em Brasília e Minas Gerais. Os alunos responderam a uma atividade e um questionário, motivados em vincular matemática e a Educação Artística tiveram um olhar na bela arquitetura, envolvendo matemática nas formas das igrejas construídas pelo arquiteto.

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As polêmicas se sucediam e, enquanto isso, processo de colonização sequer engatinhava. Uma fazendinha aqui, outra lá; pequenas plantações de cana, alguns moinhos precários. E passaram Martin Afonso (1535a1571); Pero Lopes (1571a1586); Lopo Lopes de Souza (1587-1610); condessa de Vimieiro (1621-1623); Conde de Monsanto (1623-1679), todos os administradores fugazes de uma terra que insistia em não crescer. (DAMASCENO&MOTA, 1988:33).

Entende-se que a fiscalização rigorosa não pode ser figurativa, sendo sim necessário, a implementação de políticas públicas de geração de emprego e renda, de ações repressivas, de julgamentos céleres e efetivos, de penas que leve infrator não praticar tal delito, de uma reforma agrária mais ativa, a redução de desigualdades regionais e sociais, a permanência das ações do Grupo Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego e da indisponibilidade de financiamento a infratores, assim como a instalação integral de Varas Itinerantes, a ampliação da divulgação da lista de infratores e por fim a concretização de todas as medidas do Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo.

Minhas inquietações vão muito além e tentam suprir a necessidade de fazer dessa pesquisa um estudo preliminar que venha primeiramente contribuir com impulsionamento da cidade de Guarujá para possibilidade de um aprofundamento teórico-prático-politico e social objetivando a construção de uma política pública municipal voltada exclusivamente para atendimento da população de rua.

Este regime de Alternância desenvolve-se em três momentos integrados: Primeiro Momento ? no meio socioprofissional familiar acontece a pesquisa e observação da ralidade (busca de saberes e experiências); Segundo Momento ? no ambiente escolar realizam-se a reflexão, problematização e aprofundamento (sistematização dos conhecimentos); Terceiro Momento ? de volta ao meio socioprofissional familiar jovem aplica seus conhecimentos a na prática, realiza novas experiências e pesquisas (confrontos dos saberes teóricos com os saberes práticos).

psicopedagogo deverá respeitar a escola tal como ela é, com suas imperfeições, porque é atraves da escola que aluno se situará em relação aos seus semelhantes, ai ele optará por uma profissão e participará da construção coletiva da sociedade a qual pertence. Porém, esse fato não empedirá que psicopedagogo colabore com a melhoria das condições de trabalho numa determinada escola ou na conquista de seus objetivos fazendo com que a criança enfrente a escola de hoje e não a de amanhã, sem impor a mesma normas arbitrarias ou sufocar-lhes a individualidade. Busca-se sempre desenvolver e expandir a personalidade do individuo, favorecendo as suas iniciativas pessoais, sucitando os seus interesses, respeitando os gostos.

Neste artigo propomos um diálogo com a questão do ensino inclusivo de libras em escola públicas, bem como os desafios que estão colocados a esta prática tão importante nos dias atuais. Desta os objetivos que estarão em foco neste trabalho são os de evidencia a importância do ensino de libras em instituições escolares, tornando-as cada vez mais um espaço público e de todos. Um espaço de superação, de respeito e vivência de valores humanos. Um espaço onde a pessoa com deficiência possa se sentir valorizada e encontre condições para desenvolver e potencializar habilidades e acima de tudo interagir com respeito e dignidade.

Ainda segundo mesmo autor, a dignidade da pessoa humana “é um valor que informa toda ordem jurídica, se assegurados os direitos inerentes a pessoa humana.” Onde se hospedar Desta forma os direitos se detém a função de valor fundamental já que conteúdo se baseia na proteção da dignidade da pessoa (CARVALHO, 2007, p.550).

diante do quadro e do conteúdo a ser estudado, quanto eles, provavelmente, esperam um fazer que se revele na prática de vida diária deles. No entanto, esse dever-ser de um saber-fazer constitui-se um desafio e, provavelmente, uma possibilidade quando, idealizado, nos impulsiona a perceber contexto social inerente a cada realidade presente em sala de aula e nos leva a pensar na parcela de responsabilidade que cada um de nós tem a cumprir.

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