

|
Estudos Epidemiológicos Clássicos
Estudos na prevenção secundária
Abordagem dietética Lyon Diet Heart Study - LDHS
Abordagem farmacológica Colesterol Lowering Atherosclerosis Study CLAS - I Colesterol Lowering Atherosclerosis Study CLAS - II Familial Aterosclerosis Treatment Study FATS Monitored Atherosclerosis Regression Study MARS Canadian Coronary Atherosclerosis Intervention Trial CCAIT Pravastatin Limitation of Atherosclerosis in the Coronary Arteries PLAC I Regression Growth Evaluation Statin Study - REGRESS Multicentre Anti-Ateroma Study MAAS Scandinavian Simvastatin Survival Study - 4S Colesterol e Recorrência de Eventos - CARE Bezafibrate Infarction Prevention Trial - BIP Long-term Intervention with Pravastatin in Ischemic Disease - LIPID Lipoprotein and Coronary Atherosclerosis Study - LCAS
Lifestyle Heart Trial O estudo investigou a possibilidade de que alterações do estilo de vida modificariam a progressão da doença coronariana. Os indivíduos foram observados quanto ao padrão angiográfico das lesões coronarianas a após 1 ano submetidos a um rigoroso esquema dietético, estritamente vegetariano com apenas 10% das fontes calóricas provenientes de gordura, associados a exercícios, interrupção do fumo e suporte psicoterápico. No grupo submetido a intervenção ocorreu uma regressão média de 37% do grau das lesões enquanto no controle ocorreu um aumento de até 46% do grau de estenose das lesões. O estudo foi extendido para uma revisão de 5 anos, mas apenas 48 pacientes completaram a observação. No entanto o resultado foi estatisticamente significativo para a redução do grau de estenose no grupo tratado.
Lyon Diet Heart Study - LDHS - Lancet 1994; 343, 1454-59 / Circulation; 1999; 99: 779-85 Teve com objetivo testar a hipótese que a alimentação do mediterrâneo reduz o risco de complicações cardiovasculares. Estudo Randomizado, mono cego, controlado, único centro. 605 pacientes que tinham experimentado o seu primeiro IAM foram submetidos a dieta do mediterrâneo ou dieta prudente ( oeste) – grupo controle. Na média de 27 meses de seguimento, houve uma redução nos desfechos primários cardiovascular de morte ou IAM não fatal. No final do estudo ( 46 meses) os desfechos primários ocorreram em 44% dos pacientes no grupo controle e 14% no grupo com dieta do mediterrâneo (p=0,0001).
|
|
Dislipidemias - Principais Estudos |
|
Último update: 01/05/2009 1º Edição deste capítulo: outubro de 2001 |
|
Manuais de Cardiologia Temas comuns da Cardiologia para médicos de todas as especialidades Livro virtual - Dr. Reinaldo Mano |
| | This site complies to the HONcode standard for trustworthy health information: verify here. |