15 dicas para usar corretamente seu cartão de crédito

Tanto para pessoas que já possuem cartão de crédito, mas que não conseguiram lidar com restrições, como para quem ainda não tem, mas tem interesse.

Colocamos à sua disposição alguns pontos importantes a considerar para uma boa gestão do seu cartão de crédito.

1.- Lembre-se de que um cartão de crédito é dinheiro, que no final do dia ele é emprestado pelo banco e que terá que pagar junto com comissões e juros, portanto, só gasta o que você pode pagar.

 

2.- Controle as despesas com o cartão de crédito e não esqueça de guardar todos os comprovantes do que comprou, estes serão utilizados para compará-los com o extrato da sua conta, desta forma, você também pode detectar a tempo, caso o banco faça cobranças incorretas.

 

3.- Programe os pagamentos do seu cartão de crédito junto com suas outras despesas mensais, como aluguel, eletricidade, água, telefone, taxa de matrícula; para que você possa atender a esses pagamentos no prazo sem ser cobrado extra.

 

4 .- É muito melhor se você fizer os pagamentos do cartão de crédito antes do prazo, para o cálculo dos juros cobrados pelo banco será em um valor menor e evitar a cobrança de juros em atraso. Faça o mesmo com seus outros pagamentos.

 

5.- Se você vai fazer pagamentos por cheque e de outros bancos, tome cuidado para que seja com a antecipação necessária, leve em consideração que o banco leva 72 horas depois para lhe dar o processo de recebimento deste documento.

 

6.- Se possível evite pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito, pagar o mínimo, pode fazer seu pagamento se comprometer no mês seguinte.

 

7.- Use o cartão a partir do dia após a data limite e durante os primeiros dias do período seguinte, desde que o período de tempo entre a data de compra e a data de pagamento seja maior.

 

8.- Se você estiver na possibilidade, liquide o valor total das compras feitas durante o período, assim você não pagará juros (se você não tiver excedido suas despesas, será mais fácil).

 

  1. Ao programar seus pagamentos de cartão também ter em conta que, eventualmente, será cobrado taxas extras e titular anuidade adicional e pode pagar, conforme necessário, sem ter que tomar algum dinheiro já previsto para outras questões.

 

10.- Verifique no extrato de sua conta que o saldo inicial corresponde ao extrato da conta anterior; compare este equilíbrio com seus comprovantes ou vouchers. Além disso, verifique no caso de você encontrá-los, a origem dos custos adicionais para a taxa anual, substituições, cartões adicionais, etc.

 

  1. Lembre-se de que, caso pretenda fazer uma reclamação ao banco, terá 45 dias corridos a partir da data de corte do seu cartão de crédito. Lembre-se também que é necessário manter todos os documentos e comprovantes relacionados ao manuseio do seu cartão, uma vez que estes são os que você apresentará no momento de fazer o seu desacordo.

 

12.- É importante verificar se todos os pagamentos efetuados no período anterior aparecem no extrato da conta.

 

  1. Considere se você realmente precisa dos serviços adicionais oferecidos pelo banco através de seu cartão de assistência médica de seguro de acidentes de viagem, e tubo de ensaio; porque isso pode aumentar o custo mínimo para pagar, se você não precisar destes serviços que você pode cancelar por escrito e evitar os encargos.

 

14.- Não use tantos cartões de crédito, pois você pode perder o controle do que gasta com eles, além de pagar mais por comissões. É melhor se você controlar apenas um, para que você possa ter um nível adequado de consumo. Compare e analise se você pode colocar seus débitos juntos em um único cartão de crédito. Fale com o banco que oferece melhores condições.

 

  1. Não negligencie a data efetiva do seu cartão e impedir que ela é rejeitada em qualquer ambiente e até mesmo em um momento inesperado ou você realmente precisar usá-lo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *